E aí, como sobreviver a uma crise, ao escândalo? Quem diria é o Xaropinho, né? Xaropinho é o companheiro do Ratinho em todos os programas, parceiro nosso da Massa FM, uma emissora do grupo da Greco Mídia, como tem a Band, a FYFM. E assim, o Xaropinho de crise é com ele mesmo, só faz crise e bagunça no programa do Ratinho. Mas essa crise que a gente tá falando, que é de uma marca, de uma empresa, eu acho que a gente vê no dia a dia, eu estou… como comunicador há 20 anos. Comecei a minha carreira como executivo de mídia, então assim, vários planos de mídia, entrando e conhecendo empresas de todos os segmentos possíveis e atividades. E muitas coisas que eu me deparava, me deparo até hoje e enxergo, são bons empresários, ótimos gestores, bons vendedores. Mas muitos deles, perguntado se eles têm um entendimento do tamanho do reconhecimento da marca, poucos têm respostas, na ponta da língua para afirmar ou ter a segurança e a certeza que realmente a sua marca tem a credibilidade e a força para superar uma crise. Muitos desses empresários são imediatistas, eles vivem o momento, vivem ali o seu dia a dia, a venda do negócio, a rotina da compra, da venda, do pagar, do receber e muitas vezes acabam esquecendo que um dos maiores patrimônios do negócio é a marca. E todos sabem, mas se esquecem. Acho que essa é a provocativa. E aí é muito habitual você ouvir, ah, mas a Coca-Cola é a Coca-Cola. Ah, mas a marca X é grande porque é a marca X. Então por que o empresário de um varejo local ou regional, que às vezes não tem todo um corpo de marketing, de estrategista, mas ele por si só pode também se preocupar com o crescimento e desenvolvimento da sua marca. E uma marca bem posicionada, bem alinhada, com uma boa relação com o seu consumidor e com a sociedade em si, ela supera crises. Todas passarão, ou melhor, todas chegarão até uma crise, que isso é natural, faz parte do ciclo da vida. Superar a crise não depende só da energia de quem está, mas do que foi construído até aquele momento. Então, aquela velha história, aquilo que se planta, aquilo que se colhe. Sim, se você plantou uma boa marca, se um dia você precisar dessa marca para superar um desafio, você vai ter. Agora, se você só plantou vendas, só negócio frio, comprou e vendeu, se um dia você precisar de uma marca para superar esse desafio, a pergunta é essa. Eu terei a marca necessária, a credibilidade, a relação com o consumidor para superar isso?”